sábado, 21 de julho de 2012

MEMÓRIA. MAIS QUE UM AMONTOADO DE LEMBRANÇAS



Amados, esta é, agora, a segunda epístola que vos escrevo; em ambas, procuro despertar com lembranças a vossa mente esclarecida,
2 Pedro 3:1

Dr. Adalto Lourenço brilhante cientista cristão costuma usar a figura do Tico e teço, dois personagens do desenho animado criados pela Disney, para ilustrar a importante ação do uso do banco de memória para formulação de novos conceitos e apreensão de novos conhecimentos. Tico e Teco dois esquilinhos espertos e rápidos se encaixam na representação da necessidade constante de se buscar informação na memória.

Em sua segunda carta à igreja dispersa, Pedro lança mão de um expediente muito comum a nós pastores que servimos ao Senhor na igreja. A expressão “despertar com lembranças” ocorre pelo menos duas vezes nesta carta, tal como vimos no verso acima e também no versículo 13 do capitulo 1. Em nossa memória(uma das funções do cérebro humano), possuímos um banco de dados extraordinário, por meio do qual podemos garantir nossa interatividade com a história do mundo ao nosso redor sem o qual diria: seria impossível construir relacionamento, amizade, companheirismo e comunhão. Assim podemos dizer: Eu faço parte da história. Neste banco de dados estão os registros das informações e experiências de toda nossa vida e do mundo com o qual interagimos por meio dos nossos 5 sentidos naturais. Mas a memória precisa ser acessada para se tornar ativa e produtiva. Este processo cognitivo é responsável pela eficiência da memória, tornando-a de fato um aliado poderosíssimo na busca pelo sucesso e realização, principalmente no mundo em que vivemos dominado por “avalanches de informações” que por si só não podem acrescentar nada à nossas vidas. Esta é a razão porque a inteligência artificial oferecida por meio de computadores, Tablets, BlekBerrouts e outros apetrechos são procurados e consumidos com tanta avidez, pois visam dar suporte à memória humana, tanto para reter  como para acessar informações. Uma das doenças mais temidas pelo ser humano é o mal de Alzheimer, provocada por uma disfunção orgânica por intermédio da qual o banco da memória torna-se danificado ou se perde totalmente.
A falta da memória produz confusão, desatino, prejuízo moral e financeiro, mas também gera ingratidão. De vez quando ouvimos dizer que o povo brasileiro é um povo sem memória, por conta da ingratidão que comete com aqueles que um dia foram tidos e aclamados como heróis. Pedro pretende que suas palavras sejam agentes para auxiliar e provocar a memória daqueles que já tinham a informação – “mentes esclarecidas”, e que por alguma razão não estavam sendo devidamente acessada.
Nosso acervo de informações e experiências em relação a vida cristã é de vital importância para um desenvolvimento saudável e um crescimento espiritual significativo.
A ceia do Senhor também tem esta finalidade: trazer à nossa memória o fato de que Cristo morreu pelos nossos pecados, ressuscitou e voltará para nos buscar. “Em memória de mim”. Isto é para lembrarem-se de mim.
Segundo a medicina a melhor maneira de conservar o bom funcionamento da memória é exercitando-a. É exatamente isto que Deus nos propõe quando nos incentiva à leitura da bíblia, a meditação e a comunhão.


Bispo Roberto Amaral

Um comentário:

  1. Meus amigos irmãos, passei pela net visitando vários blogs, e encontrei o vosso belo e excelente blog, não li muita coisa, mas o suficiente para ver que pelas suas palavras aqui expressas, é um ser que ama o mesmo Deus, e que deseja servi-lo e honra-lo, e isso para mim é mais que motivo de alegria. Quero deixar-lhe um convite. Mas faça-o apenas se desejar: Facaria radiante se fizesse parte dos meus amigos virtuais em meu blog . O Peregrino e servo. Decerto que irei retribuir seguindo também o vosso blog, não sou das pessoas que dizem que vão seguir e depois não seguem. Obrigado pela atenção. Deixo a paz de Jesus.
    Antonio Batalha.

    ResponderExcluir